Os melhores restaurantes do Espírito Santo

Localizado na região sudeste, o Espírito Santo é conhecido principalmente pelo clima tropical, por ter uma extensão litorânea repleta de praias belíssimas. O estado, rico em belezas naturais, também possui uma região serrana repleta de reservas, parques florestais de Mata Atlântica, centros históricos que valem a pena serem conhecidos e  restaurantes incríveis. 

Todos esses atributos influenciam diretamente na culinária capixaba, que varia de acordo com a região do estado que você pretende visitar. Por isso, neste artigo selecionamos alguns restaurantes que merecem a sua atenção na próxima vez que visitar o Espírito Santo.

 

A influência cultural das diferentes regiões na culinária capixaba

 

Região do Verde e das Águas

Composta pelos municípios de Aracruz, Conceição da Barra, Linhares, Rio Bananal, São Mateus e Sooretama, a região se localiza no litoral norte do estado. As riquezas naturais dos rios, lagos e praias trazem a influência do mar para a culinária, oferecendo diversos restaurantes típicos com muitos pratos repletos de peixes e frutos do mar. Conheça dois dos melhores restaurantes da Região: 

 

  • Restaurante Castanheiras

Localizado próximo a Praia do Sauê, em Aracruz, o restaurante conta com uma culinária repleta de frutos do mar sem deixar de lado o melhor da cozinha brasileira.

Com estrutura aconchegante e preço razoável, tem um atendimento caloroso e é conhecido por ter uma das melhores Moquecas Capixabas, que é um de seus carros chefes, juntamente com a Lagosta Gratinada.

Endereço: Rua Guilherme Modenese, nº 74, Praia do Sauê, Aracruz.

Telefone: (27) 9604-0464

Fonte: TripAdvisor

 

  • Restaurante do Cizinho

Este é situado na praça central da vila de Itaúnas (Conceição da Barra), os principais ingredientes utilizados também são os marinhos. A decoração é rústica e com inspirações náuticas, já que é localizado em uma vila originalmente de pescadores. Lá você pode encontrar misturas inusitadas e ao mesmo tempo deliciosas, como é o caso da Omelete de Camarão. Os drinks são outro ponto positivo do estabelecimento.

 

Fonte: TripAdvisor


Endereço: Rua Adolpho Pereira Duarte, Itaúnas, Conceição da Barra.

Telefone: (27) 99659-0264

Fonte: TripAdvisor

 

Região dos Imigrantes

Esta região é composta na maioria por municípios que foram inicialmente colonizados por imigrantes alemães e italianos, são eles Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e São Roque do Canaã. Além disso, possui uma cultura rica em festivais e festas culturais, originários destes dois países europeus, com uma forte agricultura familiar e produção local, a culinária tem sua fonte nas tradições familiares e produtos próprios locais. Conheça dois dos melhores restaurantes da Região: 

 

  • Giardino

Ele está localizado na praça central do município de Santa Teresa, que é formada essencialmente por uma população descendente de italianos. Dessa forma, este restaurante possui pratos muito inspirados nesta culinária tão tradicional. Dois destaques do restaurante são o fettuccine ao molho de queijo gorgonzola com filé mignon e o ravióli de banana da terra na manteiga de sálvia, também acompanhado do filé mignon.

GIARDINO

Fonte: TripAdvisor

 

Endereço: Praça Augusto Ruschi, 34, Santa Teresa.

Telefone: (27) 99837-9513

Fonte: TripAdvisor

 

 

  • Claid’s Biscoitos

Este não é bem um restaurante, na verdade é uma espécie de cafeteria localizada na fábrica da Claid’s Biscoitos. Localizada na entrada do município de Santa Teresa, a marca é especializada em biscoitos e oferece uma extensa cartela de acompanhamentos para a degustação dos biscoitos. Com aspectos europeus em sua fachada, é facilmente identificável.

 

Fonte: TripAdvisor


Endereço: Rod. Josil Espindula Agostini, S/N, Km 22, Santa Teresa (entrada da cidade).

Telefone: (27) 3259-1368

Fonte: TripAdvisor

 

Região serrana

Esta região é bem eclética, para quem deseja aproveitar um pouco de tudo o que o Espírito Santo tem a oferecer, com rotas desde o vale, passando pela rota do café até Caparaó e a Rota Imperial. Com muitas atrações e uma forte culinária inspirado pela Alemanha e Itália, países de origem dos colonizadores da região. Os municípios que a compõem são Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Alfredo Chaves e Alegre. Conheça dois dos melhores restaurantes da Região:

 

  • Restaurante Don Due

Localizado na região do Parque Estadual da Pedra Azul, parte do município de Domingos Martins, é inspirado principalmente pela culinária italiana com toques litorâneos. O destaque fica por conta da Lagosta com Talharim Negro e do Risoto de Presunto de Parma com Abóbora Marinada e Gorgonzola.

 

Fonte: TripAdvisor


Endereço: Rodovia Ângelo Girardi, Km3, Rota do Lagarto, Domingos Martins. 

Telefone: (27) 3248-1352

Fonte: TripAdvisor

 

 

  • Vinotage Restaurante e Casa de Vinhos

Este restaurante é estrategicamente situado na Rua de Lazer de Domingos Martins, parte central da pequena cidade de origem alemã. Possui pratos inspirados tanto pela Alemanha quanto pela Itália, porém o destaque aqui vai para a cartela de vinhos do estabelecimento. Ele é muito indicado para os amantes da bebida, isso porque o restaurante possui uma adega com uma enorme variedade de vinhos.

Endereço: Rua João Batista Wernersbach, 113, Rua de Lazer, Domingos Martins. 

Telefone: (27) 99783-0269

Fonte: TripAdvisor

 

Dica bônus: Restaurante Atlântica (Vila Velha)

Este tradicional restaurante é situado na Praia da Costa, à beira mar na cidade de Vila Velha, parte da região metropolitana. Sua culinária é muito influenciada pela portuguesa, resultando em pratos ricos em frutos do mar e variações de pratos locais, como a moqueca capixaba. O queridinho, e mais famoso, prato do Atlântica é o seu camarão no coco com molho da casa.

Endereço: Avenida Antônio Gil Veloso, 80, Praia da Costa, Vila Velha.

Telefone: (27) 3329-2341

Fonte: TripAdvisor

 

 

Destinos turísticas com sabores diversificados estão esperando para serem explorados no Espírito Santo. Assim, aproveite o melhor que o estado capixaba tem para lhe oferecer, pense nos melhores roteiros para agradar aos amigos, à família e aproveite as rotas do estado.

Para fazer uma viagem mais tranquila, segura e confortável, opte por alugar transporte de van, microônibus ou ônibus. Isso porque estas são excelentes alternativas para acomodar todos que o acompanharão nas divertidas e sensacionais novas experiências que uma viagem pode proporcionar.

A T4 é uma empresa do Espírito Santo, com mais de 10 anos de experiência no mercado e que oferece opções variadas de aluguel de transporte para viagens por todo o Brasil, diferentes alternativas para se adequar à sua viagem. Contamos com todos os certificados e regulamentações necessárias, além de uma equipe de motoristas qualificados. Aqui na T4 você encontra o transporte ideal para as suas viagens!

Publicações recentes

27 de novembro de 2023

Explorando o encanto capixaba: 5 vídeos sobre o Espírito Santo que viralizaram nas redes

Explore as maravilhas do Espírito Santo através de vídeos encantadores que viralizaram nas redes sociais com os pontos turísticos capixabas.
26 de abril de 2023

Caldas Novas: saiba o que fazer e descubra a melhor forma de viajar

Viajar para Caldas Novas é uma experiência única que oferece o equilíbrio entre descanso e diversão. Quer viajar pra lá? Vem com a gente!
5 de setembro de 2022

Entenda porque alugar um veículo para a sua viagem é a melhor opção

Vai fazer uma viagem e não sabe qual o melhor transporte? Veja porque alugar um veículo é uma das melhores opções para você e sua família.
5 de fevereiro de 2024

Vitória no top 10 dos destinos da América Latina: conheça a capital com a T4

Confira as razões que colocaram a capital do Espírito Santo entre os 10 destinos mais procurados e saiba como desfrutar do turismo em Vitória.
20 de dezembro de 2023

Ano Novo 2024 no ES: confira lugares de norte a sul para aproveitar a virada

Confira como será o ano novo 2024 no Espírito Santo nas cidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, região Serrana e outras.
7 de dezembro de 2023

Conheça a Renault Master Minibus, modelo de van para viagens e locação da T4

Descubra as vantagens da van para viagens Renault Master Minibus da T4 Logística e viva uma viagem inesquecível com conforto e segurança.
WhatsApp Chat
Envia via WhatsApp