Por que você está perdendo dinheiro no trânsito (..e como reverter isso)?

transporte-vitoria-dinheiro

Por que você está perdendo dinheiro no trânsito (..e como reverter isso)?

admin 10 de outubro de 2016 6421 Visualizações 1 Comentários Mercado, Produtividade

Parece uma notícia do Sensacionalista, mas não se trata de nenhuma inverdade. Se você é dono de empresa ou é funcionário e precisa enfrentar o trânsito caótico da região metropolitana para chegar ao trabalho, provavelmente você também está perdendo (muito) dinheiro…

Isso porque um estudo divulgado pela Firjan – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – aponta que mais de 2 bilhões de reais são sacrificados no trajeto entre o trabalho e a casa do trabalhador urbano.  Esse valor representa cerca de 3,5% do PIB (Produto Interno Bruto), só da região Metropolitana da Grande Vitória.

Além da perda de tempo, efetivamente sacrificada durante o percurso, ainda existem as perdas sensíveis relacionadas a saúde do trabalhador. Os prejuízos vão desde a perda de produtividade no trabalho, até a perda da mão de obra em virtude de comprometimento da saúde física e mental. Geralmente, causadas pela exposição diária às buzinas incessantes, longas filas de veículos, ruído dos motores e toda poluição sonora e do ar.

No caso dos trabalhadores das indústrias, esse prejuízo é ainda maior e possui agravantes. Pelo fato de trabalhar, muitas das vezes, em ambientes com ruídos, imagina a rotina deste mesmo trabalhador, que já sofre com a poluição sonora e do ar antes mesmo de começar sua jornada diária de trabalho?

 

Saúde física e mental do trabalhador urbano

motorista-capixaba-frustrado
Em muitos casos, há o afastamento da mão de obra, potencializando ainda mais o prejuízo

O estresse causado pelas constantes e intermináveis retenções no trânsito, somadas à qualidade cada vez menor do ar e a poluição sonora, traz conseqüências no médio e longo prazo. Isso leva o trabalhador a desenvolver doenças como úlceras no ap. digestivo, hipertensão arterial, perda auditiva, rinites e gripe alérgica, e nos casos mais severos, inclusive alterações psicológicas e psiquiátricas. Em muitos casos, há o afastamento da mão de obra, potencializando ainda mais o prejuízo do empregador e do empregado.

Com investimentos pouco satisfatórios para melhoria da mobilidade urbana por parte do Governo, uma saída que as empresas têm adotado para driblar a perda de tempo no trânsito é o chamado transporte executivo.

Com a diminuição impactante no estresse durante o percurso e melhor aproveitamento da viagem, os passageiros vêem como vantagem o uso do transporte executivo. Sem falar na redução do custo fixo, devido gastos com garagem, estacionamentos, depreciação da frota serem dispensados nesse tipo de terceirização.

Outra vantagem em adotar o transporte executivo nas Empresas é o fato de poder controlar o uso desse serviço por parte dos colaboradores. Isso limita o custo por setor, área e até por funcionário, fazendo com que o gestor saiba exatamente quais os trajetos mais recorrentes e quais as áreas/setor que tem mais chamados.

 

Conclusão

Se assustou você saber o montante de dinheiro que vai para o ralo diariamente no trânsito, talvez seja interessante conhecer uma solução de transporte executivo que pode reduzir seus custos. Saiba que a economia com despesas desnecessárias pode ajudar a evitar gargalos de crescimento e investimentos em outras áreas mais importantes do seu negócio.

Caso queira saber mais sobre o transporte executivo para Empresas, clique aqui e fale com um de nossos representantes..

Artigos Relacionados:

1 thought on “Por que você está perdendo dinheiro no trânsito (..e como reverter isso)?”

Os comentários estão fechados

WhatsApp Chat
Envia via WhatsApp